Visão sistêmica consiste na habilidade de compreender todos os aspectos do ambiente onde se esta inserido, enxergando as ligações que existem entre as partes envolvidas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.
A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento dos conceitos e características que formam os ambientes. Para desenvolve-la no ambiente profissional é necessario que o indivíduo adquira três consciências que serão determinantes para seu desempenho e o da empresa.
São elas: Consciência Financeira, Consciência de Marketing e Conciência de Causa e Efeito.
Para adquiri-las é simples:
Consciência Financeira: ter noção de quanto o seu trabalho ou de sua equipe gera de valor para a empresa, ter em mente que o seu trabalho e o de sua equipe gera um custo para empresa e que o resultado deve conpensar tal custo.
Consciência de Marketing: possuir vasto conhecimento sobre a mercadoria ou serviço vendido pela empresa. Conhecer o mercado onde a empresa esta inserida, entender as nescessidades do cliente e o que ele espera do seu produto ou serviço. Ter em mente que sem o cliente não há empresa.
Consciência de Causa e Efeito: é necessario entender que toda ação gera uma reação, que tudo que voce vê em seu dia a dia tem como origem uma ação anterior. Um exemplo simples dessa relação é a chuva, que tem sua origem no calor que evapora da água, e que posteriormente retorna como chuva. Nas empresas, departamentos que parecem diferentes são na verdade interligados pelo fluxo dos processos, por exemplo o departamemto de marketing e cobrança. O primeiro capta os clientes e o segundo verifica se estão ocorrendo os pagamentos referentes os serviços vendidos pelo marketing. A relação causa e efeito existe em todos os processos e por isso é necessario entendê-los bem.
Se você não sabe as informações necessárias para possuir as três consciências acima, basta perguntar ao seu superior, é bem provável que ele tenha as respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário