17 de novembro de 2008

Como desenvolver a sua visão sistêmica.


Visão sistêmica consiste na habilidade de compreender todos os aspectos do ambiente onde se esta inserido, enxergando as ligações que existem entre as partes envolvidas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.

A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento dos conceitos e características que formam os ambientes. Para desenvolve-la no ambiente profissional é necessario que o indivíduo adquira três consciências que serão determinantes para seu desempenho e o da empresa.

São elas: Consciência Financeira, Consciência de Marketing e Conciência de Causa e Efeito.

Para adquiri-las é simples:

Consciência Financeira: ter noção de quanto o seu trabalho ou de sua equipe gera de valor para a empresa, ter em mente que o seu trabalho e o de sua equipe gera um custo para empresa e que o resultado deve conpensar tal custo.

Consciência de Marketing: possuir vasto conhecimento sobre a mercadoria ou serviço vendido pela empresa. Conhecer o mercado onde a empresa esta inserida, entender as nescessidades do cliente e o que ele espera do seu produto ou serviço. Ter em mente que sem o cliente não há empresa.

Consciência de Causa e Efeito: é necessario entender que toda ação gera uma reação, que tudo que voce vê em seu dia a dia tem como origem uma ação anterior. Um exemplo simples dessa relação é a chuva, que tem sua origem no calor que evapora da água, e que posteriormente retorna como chuva. Nas empresas, departamentos que parecem diferentes são na verdade interligados pelo fluxo dos processos, por exemplo o departamemto de marketing e cobrança. O primeiro capta os clientes e o segundo verifica se estão ocorrendo os pagamentos referentes os serviços vendidos pelo marketing. A relação causa e efeito existe em todos os processos e por isso é necessario entendê-los bem.

Se você não sabe as informações necessárias para possuir as três consciências acima, basta perguntar ao seu superior, é bem provável que ele tenha as respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário