12 de novembro de 2008

O líder. Seus erros e as consequências.

É chover no molhado, falar sobre a importância do líder nas empresas, motivando e organizando as ações de seus subordinados para conseguir o resultado desejado.

É bem comum encontrarmos nas empresas dois erros relacionados à liderança, que não são percebidos pelos lideres. A influência do ego do líder no trabalho e a falta de feedback.

O curioso é observar como eles nascem e que ambos têm como destino o mesmo problema.

Entenda a frase acima lendo o texto a baixo:

Muitos administradores dão importância apenas à execução de suas rotinas operacionais diárias deixando de lado o relacionamento com seus comandados, ao ter esse comportamento ele deixa de informar ou de ser informado sobre situações, idéias ou problemas que podem afetar diretamente o desempenho da empresa.

Após algum tempo dentro desse ambiente, sem feedback, onde não se sabe o que o líder pensa sobre seu trabalho, os funcionários começam a ter dois tipos de comportamento: um grupo começa agir de acordo com sua própria filosofia de trabalho. Atitude essa que não agrada o chefe e assim esses indivíduos ou são demitidos ou acabam pedindo demissão (o que é mais comum!). O segundo grupo adota uma atitude de auto defesa e começa a ter um comportamento no mínimo estranho. Eles copiam a conduta do chefe e deste modo perdem sua individualidade tornando-se também operacionais. A partir desse momento o chefe passa a agir de acordo com suas idéias, já que na empresa não existe questionamento ou condutas diferentes da sua. O problema é que o desempenho dos funcionários ficou limitado à conduta do chefe.

Ex1: se a capacidade de trabalho do chefe é x, a capacidade de toda sua equipe é x * a quantidade de profissionais a ele subordinados.

Ex2: imagine que em uma corrida uma equipe resolva disputar a prova em fila indiana. Assim a velocidade de toda equipe fica restrita a velocidade do seu líder.

Em uma empresa onde o líder motiva e direciona sua equipe ao objetivo desejado esse problema não ocorre e capacidade da equipe é:

Ex: X (líder) + Y(funcionário a) + W (funcionário b)... e assim por diante. Nesse modelo a capacidade da equipe pode ser incalculável. E isso trará a empresa resultados fantásticos.

Para que a empresa consiga ter uma equipe como a do ultimo exemplo o líder deve motivar e apresentar as informações necessárias para que o funcionário apresente o desempenho desejado, também estar preparado para absorver idéias e administrar condutas que nem sempre estejam 100% alinhadas com as suas.

E você o que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário