5 de novembro de 2008

O profissional "medroso".

Ele existe na maioria das empresas e é bem comum encontrá-lo atrapalhando os processos, diminuindo a agilidade da empresa e tornando o ambiente de trabalho menos criativo e motivador. Nas empresas, ele normalmente ocupa cargos de chefia e liderança, em sua carreira tem grandes feitos e uma vasta experiência.

Lendo o parágrafo anterior você pode achar que fiquei louco ou algo do tipo, mas leia o raciocínio abaixo para entender melhor a idéia e talvez você possa descobrir o profissional ‘medroso’ bem perto de você, ou pior em você mesmo.

Normalmente esse profissional quando jovem demonstra muita vontade no trabalho, ele deseja ser reconhecido e ganhar mais, ele mostra serviço, tem iniciativa e muitas outras coisas que aliadas a sua vontade e direcionadas ao objetivo acabam por levá-lo ao resultado desejado.

É aí que vem o problema! Esse profissional passou tanto tempo planejando como chegar lá que se esqueceu de planejar o depois... (como liderar, suportar a pressão, como tomar as decisões corretas nos momentos oportunos, etc.).

E agora sem saber o que fazer ele tem medo. Medo de perder o que conquistou, medo dos companheiros, de não ser bom o bastante, de errar e assim, ele trava, perde a criatividade, a vontade e tudo aquilo que o levou a chegar onde está. Impedindo assim que ele consiga levar a empresa a resultados melhores.

Para que isso não aconteça o profissional deve ter a capacidade de se auto-avaliar, não só em nível de conhecimento, mas também em nível de conduta pessoal e deve ter em mente que nossos objetivos profissionais devem ser baseados em nossos desejos para toda uma vida e não só por um momento ou valor monetário.

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